Tendências para 2020: o que vai bombar no comércio digital

O fim de ano, época esperada com muita expectativa por ser uma das mais lucrativas em todos os setores de vendas, está aí! Mesmo com a euforia das vendas de final de ano, não podemos nos esquecer das tendências para 2020, um ano que promete algumas mudanças importantes no comércio digital. 

A primeira expectativa é de que 2020 seja, finalmente, o ano em que o comércio global quebre a barreira dos 50%! O que isso significa? Que a maioria das compras feitas no varejo poderão ser realizadas online, por meio de aplicativos e sites, de forma muito mais fácil e prática para o usuário. 

Seguindo nessa linha, as estimativas feitas por gestores de e-commerce revelam que mais de um quarto da população brasileira vai fazer compras online em 2020. Um número bastante alto, concorda?

Por isso, para que fique por dentro de todas as tendências de compra esperadas para 2020, fizemos uma lista das 3 tendências mais aguardadas para o próximo ano no e-commerce.  Confira a seguir e prepare as estratégias para lucrar muito mais no ano que se aproxima!

Tendências para 2020

1 – Chatbots em alta

A quantidade de canais de atendimento disponíveis atualmente só aumenta. Além disso, em todos a expectativa de retorno, por parte do consumidor, é que seja praticamente imediata. 

Com isso, muitas empresas têm optado pelo atendimento automático, que é uma maneira de tornar o relacionamento com o cliente cada vez mais rápido e organizado. 

Principalmente para ecommerces, utilizar chatbots pode proporcionar uma experiência muito mais agradável ao usuário, pois ter uma dúvida não sanada pode comprometer a decisão de compra. 

Portanto, essa tendência faz com que a loja online ganhe eficiência (já que não terá mais o trabalho de uma pessoa dedicada ao atendimento), sanando dúvidas de maneira mais ágil e sem complicações! O resultado, sem dúvida alguma, é um cliente satisfeito e que voltaria a fazer negócio. 

Portanto, você já opera ou ecommerce ou pretende ter um em 2020, fique de olho em chatbots para não ficar de fora dessa tendência. 

 2 – Aplicativos para e-commerce 

Os sites são ferramentas imprescindíveis hoje em dia, porém, os aplicativos estão ganhando grande espaço no mercado quando se trata de comércio online e são uma das tendências de compras para 2020.

O aplicativo oferece algumas vantagens com relação ao site, principalmente quando falamos em vendas online. 

No site, precisamos investir em ações para que o usuário navegue até ele. Já o aplicativo, uma vez baixado, é uma porta aperta para manter contato com seu usuário por meio de notificações de push, promoções exclusivas, e mais uma série de ações que podem ser realizadas com base nos dados do usuário que navega pelo app. 

Quando chega uma notificação do Ifood você não fica tentado a fazer um pedido? Pois é! O mesmo acontece com outros apps. O usuário pode não estar pensando em comprar naquele momento, mas, com a notificação ali ofertando algo pode ser difícil resistir a curiosidade de dar aquela olhadinha que geralmente termina em venda. 

Por isso, investir em um aplicativo próprio pode ser um grande próximo passo para o seu e-commerce. 

3- Aumento do uso de vídeos

O marketing digital não para de buscar soluções e tendências atualizadas para conquistar cada vez mais consumidores. 

Uma dessas estratégias vem sendo comprovada com dados recentes de uma pesquisa realizada pela Wyzowl (empresa americana especializada em animações): 81% das empresas utilizaram vídeos no ano passado para aprimorarem suas táticas de divulgação. 

Afinal, nada melhor do que assistir a uma demonstração do produto e ter ainda mais convicção de sua qualidade e eficiência, não é mesmo? 

Outro dado relevante do estudo é que, em média, os consumidores passam uma hora e meia ao dia assistindo vídeos em plataformas digitais.

Portanto, utilizar vídeos é uma estratégia que agrada muito ao consumidor, e também uma ótima ferramenta para quem vende pois, o formato audiovisual permite explorar muito mais os fatores emocionais ligados à compra. Um vídeo de um alimento, por exemplo, é bem mais atrativo e irresistível do que uma foto. 

E não se preocupe em fazer grandes produções! Vídeos gravados e editados com seu próprio celular podem ser um material e tanto para compor a oferta de seus produtos.  

Agora que já conhece as principais tendências de compras online para 2020, está preparado para investir? 

Podemos te ajudar com uma delas! O Dimi é especialista em soluções de atendimento digital para pequenas e médias empresas. Com ele sua empresa consegue atender com qualidade em todos os canais digitais, sem perder a produtividade. 

Para entender na prática, clique aqui e comece agora a testar gratuitamente (sem cadastrar cartão de crédito ;). 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: