Problemas no relacionamento com clientes? Saiba como solucioná-los

relacionamento-clientes

Ter um bom relacionamento com clientes é uma necessidade conhecida por quem é dono de um negócio. 

Agora, com as novas formas de se relacionar com clientes, proporcionadas pela tecnologia, essa necessidade se tornou ainda mais evidente. 

Vivenciamos um momento em que profissionais voltados para a experiência e o sucesso do cliente estão entre os mais procurados por empresas, principalmente as de tecnologia. 

Isso nos mostra o quanto a experiência do cliente com as empresas tornou-se um dos atributos mais valiosos do produto vendido ou serviço prestado. 

Se você está com problemas no relacionamento com clientes, provavelmente está sentindo na pele as dificuldades que isso pode acarretar ao seu negócio. Por isso, trouxemos um guia para te ajudar a solucionar os problemas e revolucionar o atendimento. 

O relacionamento com clientes começa com um bom atendimento 

Quem já teve uma experiência ruim de atendimento sabe o quanto isso é frustrante. 

Mesmo sabendo disso, muitas empresas ainda sentem dificuldade em oferecer uma boa experiência de atendimento a seus clientes. 

Um bom atendimento não é mais apenas ter canais disponíveis para que o cliente vá até sua empresa quando precisa ou quando está com algum problema. 

Atender bem um cliente é também estar disponível para entender os reais motivos que o fazem estar procurando por sua empresa. Dentre esses motivos, principalmente, entender os que o levam a precisar do produto e/ou serviço de sua empresa. 

Portanto, se você está enfrentando problemas de relacionamento com clientes, faça a seguinte reflexão: quando um cliente procura pela minha empresa, quais são os motivos? 

Com base nessa resposta, partimos para os próximos passos na construção de um bom relacionamento com clientes.

Seus clientes estão satisfeitos com as resoluções oferecidas por sua empresa?

Falamos sobre a importância de entender o que faz com que seus clientes procurem por sua empresa, e você sabe por quê? Porque com essa resposta, é possível visualizar a razão dos problemas de relacionamento de sua empresa com os clientes. 

A maioria dos atendimentos é sobre problemas no produto, nos prazos, dúvidas? Enfim, o que pode estar fazendo com que uma parcela de seus clientes esteja insatisfeita? 

Com isso em mãos, o próximo passo é entender o quão satisfeitos estão seus clientes com a resolução oferecida pela sua empresa aos problemas relatados por eles. 

Aplicar uma pesquisa de satisfação em todos os atendimentos pode ser um ótimo ponto de partida para mensurar o que precisa ser melhorado. 

Medindo a eficácia dos canais de atendimento

Na forma como nos relacionamos com as empresas atualmente, esperamos ter respostas no menor espaço de tempo possível. Portanto, quando uma empresa disponibiliza um canal de atendimento, nossa expectativa é de que esse seja eficaz. 

Se sua empresa tem uma página no Facebook e disponibiliza o chat como um canal de atendimento, é indispensável que seja capaz de atender com qualidade às solicitações recebidas por lá. Caso contrário, de nada adianta disponibilizar o canal, pois isso frustra a experiência do cliente. 

Porém, sabemos que pode ser difícil dar conta de atender com qualidade os clientes em todos os canais disponíveis atualmente, portanto, uma ótima alternativa é explorar os canais de atendimento automatizado, para que consiga ter uma presença multicanal.   

Utilizar boas tecnologias de chatbots é uma ótima alternativa para automatizar o atendimento, e quando falamos em automatizar o atendimento, não se trata de respostas automáticas que não ajudam de fato o usuário. 

Um bom atendimento automatizado possibilita a criação de gatilhos que fazem com que o cliente encontre mais rápido o que precisa e seja direcionado de maneira eficiente a quem pode ajudá-lo mais rápido.  

Portanto, se perceber que os canais de atendimento utilizados por sua empresa atualmente estão ineficazes, busque por soluções que possibilitem com que tenha uma estratégia omnichannel e não deixe nenhum cliente de lado. 

Estruture um Playbook de atendimento

Até aqui já falamos sobre a importância de entender os principais motivos de solicitações de atendimento de sua empresa, da mensuração dos níveis de satisfação dos clientes, e também sobre a eficácia dos canais de atendimento ao cliente.  

Com tudo isso em mãos, um próximo passo muito importante é padronizar a forma como sua equipe deve agir em meio a todos esses fatores. 

Estruturar um playbook é como montar um script para orientar sua equipe em como agir em determinadas situações.

Dessa forma, mesmo com uma equipe grande, fica mais fácil manter um posicionamento coeso nas situações mais recorrentes, evitando que cada funcionário conduza o atendimento da maneira como achar melhor (o que nem sempre pode ser a melhor forma). 

Também é importante reforçar que um bom atendimento não é responsabilidade apenas de quem está a frente desta área. Para que sua empresa seja capaz de proporcionar uma ótima experiência aos clientes, todas as áreas devem estar comprometidas com este propósito. 

Pronto para solucionar os problemas de sua empresa no relacionamento com clientes? Lembre-se que o principal é entender a real necessidade de cada um e esforçar-se para atendê-las, por mais que isso implique em mudanças. 

Se quiser partir para o próximo passo, temos outro artigo para te indicar! Clique e confira Como utilizar a tecnologia para gerar relacionamentos que fidelizam.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: