Chatbots para aumentar as vendas! Saiba como utilizar

Quantas vezes você já entrou em um site e viu um ícone de conversa se abrindo, oferecendo ajuda com informações? Provavelmente muitas, e podemos garantir que grande parte deles eram chatbots. 

Nossa interação tem sido cada vez mais mediada por esse tipo de tecnologia, uma vez que a automatização ajuda empresas a garantirem um atendimento muito mais organizado e eficaz, mesmo com um grande volume de interações. 

O que você talvez não saiba é que o uso de chatbots está ao alcance de ser utilizado por sua empresa como parte da estratégia de venda, trazendo resultados muito positivos. Vem entender como: 

Comece pelo funil de vendas

Vamos recapitular um pouco ao ponto de partida de qualquer estratégia comercial, o funil de vendas. 

Compreender as etapas que levam ao fechamento de uma venda no seu negócio é a chave para entender o que pode ser otimizado em primeiro lugar. 

Toda venda começa com uma interação, e os chatbots nada mais são do que softwares que funcionam junto a aplicativos de envio de mensagens, sendo capazes de interagir automaticamente com os usuários a partir de determinados gatilhos. 

Portanto, em um processo de vendas o chatbot irá otimizar a forma como sua empresa interage com os leads, oferecendo uma boa experiência de atendimento. 

Para que isso aconteça, é preciso analisar se suas ofertas estão de acordo com os estágios do funil em que os leads se encontram para, então, entender em que momento os chatbots podem ser aplicados. 

Como utilizar chatbots do topo ao fundo do funil 

Quantas vezes alguém de sua equipe deixou de fechar uma venda simplesmente por perder o timing de fazer um follow-up, ou por acabar deixando um potencial cliente sem resposta? 

Sabemos que é impossível estar disponível 100% do tempo para atender a todos os leads no momento em que chegam, mas, com o chatbot você pode automatizar esse atendimento. 

Primeira etapa do funil: aprendizado e descoberta

Quando um lead chega em seu site, por exemplo, ele ainda está tentando entender de que forma a solução que sua empresa oferece pode resolver o problema que ele tem. 

Nesse momento, ter um chat que responde automaticamente às dúvidas mais frequentes pode ser uma ótima alternativa para que o lead não perca o interesse por simples falta de informações. 

É possível pensar até mesmo em diferentes interações de acordo com cada página do site. 

Além disso, nesse momento você também pode aproveitar para solicitar dados que podem te ajudar na qualificação futura, como e-mail, por exemplo. Dessa forma, consegue direcionar outros conteúdos através deste outro canal. 

Consideração da solução (meio de funil) 

Vamos seguir com o mesmo exemplo do lead que interagiu com o chatbot em seu site. Após essa interação, vamos suport que captou dados como e-mail e nome do lead, e também seu principal objetivo no momento. 

Seu próximo passo poderia ser nutrir esse contato com um conteúdo direcionado para o objetivo que ele alegou ser seu principal. 

Com plataformas omnichannel você não precisa continuar o diálogo no mesmo canal em que aconteceu a primeira interação. Do chat do site poderia partir para uma campanha de e-mail ou de whatsapp, por exemplo. 

São ações simples, mas que só um software permite com que faça, uma vez que “na mão” um vendedor perderia praticamente todo seu tempo apenas dando continuidade nesses primeiros contatos de forma personalizada. 

Decisão de compra (fundo de funil)

Da mesma forma como na etapa de consideração da solução, na fase de decisão de compra o chatbot pode te ajudar a manter o direcionamento do conteúdo para cada perfil de lead. 

Nesta fase é ainda mais importante ter agilidade nas respostas, pois perder o timing da negociação pode fazer com que seu potencial cliente opte por outra solução concorrente.  

Portanto, explore os chatbots para automatizar os atendimentos nos pontos de conversão em que o lead já está na decisão de compra. 

Na página de preços de seu site, por exemplo, o chat pode ser totalmente voltado a orientar no pagamento e conclusão da compra. Sem contar as automações possíveis de fazer para orientar o cliente nos primeiros passos, por exemplo, se você trabalha com softwares.

Portanto, como vimos até aqui, utilizar chatbots em seu processo pode aumentar as vendas de sua empresa a partir da otimização de etapas que atualmente podem ser barreiras na venda. 

Não é nenhuma fórmula mágica, e sim a tecnologia sendo usada para segmentar públicos e interagir de maneira direcionada para os objetivos de cada usuário.

Além disso, após a implementação dessa estratégia, a própria forma como os usuários interagirem com o chatbot pode lhe trazer novos insights sobre como otimizar seu plano.É uma base de dados poderosa para que tenha cada vez mais conhecimento sobre o perfil de seus potenciais clientes e a forma como se relacionam com a sua marca. 

Gostou? podemos te ajudar: 

O Dimi é especialista em soluções de atendimento digital para pequenas e médias empresas. Com ele sua empresa consegue atender com qualidade em todos os canais digitais, sem perder a produtividade. Para entender na prática, clique aqui e comece agora a testar gratuitamente (sem cadastrar cartão de crédito ;). 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: