Como implementar chatbot em empresas pequenas

chatbot para pequenas empresas

Quando se fala em tecnologia de chatbot, parece ser algo que está ao alcance apenas de empresas maiores ou mais complexas, mas, saiba que isso não é verdade. Mesmo em empresas pequenas é possível explorar os benefícios dessa tecnologia para ganhar produtividade e escala para crescer o negócio. 

Afinal, toda tecnologia que automatiza processos, quando bem implementada, representa redução de custos e de mão-de-obra, recursos valiosos para quem ainda é pequeno.  

Quer entender como aproveitar esse recurso no atendimento digital de sua empresa? Confira a seguir.

Quais são as vantagens de utilizar Chatbot em empresas pequenas? 

Em sua essência, os chatbots simulam uma conversa humana por meio de “robôs”. A partir de determinados gatilhos, o chatbot consegue responder automaticamente, mas também com certa personalização, em diversos canais. 

Por conta disso, é possível que você já tenha conversado muitas vezes com um chatbot mesmo quando acreditou estar falando com humanos. pois a personalização permite que te chamem pelo nome, enviem emojis, falem com gírias, etc. 

“Ah, mas o atendimento não corre o risco de parecer mecânico?” 

Não! Quando bem configurados, um chatbot é capaz de chamar às pessoas pelo nome, usar emojis, falar gírias, etc., tudo o que aproxima seu público da conversa. 

  • Escalabilidade no atendimento 

A vantagem disso para a sua empresa é justamente essa, a de não precisar necessariamente ter uma pessoa disponível para responder a todos os canais imediatamente, uma vez que os primeiros contatos podem ser tranquilamente recebidos pelo chatbot. 

  • Mais agilidades nas respostas

O tempo de resposta esperado nas redes sociais é cada vez menor, pois a expectativa de retorno imediato dos clientes exige que as empresas estejam atentas a isso.

Ainda assim, sabemos que em empresas pequenas pode ser difícil ter uma pessoa exclusivamente dedicada a responder mensagens recebidas em todos os canais, no menor tempo de resposta possível. 

Por isso, utilizar chatbots para atender em canais que exigem agilidade pode tornar o atendimento muito mais satisfatório para o usuário, sem aumentar seu quadro de pessoas. 

  • Maior número de atendimentos

Utilizando chatbots no atendimento digital, além de ser capaz de dar respostas com maior agilidade, seu time de atendimento também será capaz de recepcionar um número maior de chamados. Tanto no atendimento voltado para venda, quanto para o suporte, isso é uma grande vantagem. 

Nas vendas, dar vazão a um número maior de atendimentos pode aumentar o topo de seu funil, ou seja, mais pessoas com probabilidade de avançar nas etapas de decisão de compra.

Já no suporte, isso contribui para que sua empresa não tenha gargalos no atendimento, o que ajuda muito na experiência positiva do cliente, algo que falaremos um pouco mais no próximo tópico. 

  •  Melhoria na experiência do cliente

Quem já passou por alguma experiência negativa de atendimento sabe o quanto isso compromete a imagem que se tem a respeito da empresa. 

Despreparo de funcionários, equipe sobrecarregada, tempo de resposta muito longo e mais uma série de outros fatores afetam negativamente a experiência do cliente e, ao mesmo tempo, podem ser desafios para empresas ainda pequenas. 

Portanto, ao adotar uma tecnologia de chatbot sua empresa garante o padrão de resposta (mantendo o nível de atendimento, sem variações de acordo com o atendente), além da velocidade. 

Dessa forma, seu cliente (ou possível cliente) pode obter informações/auxílio precisos e dentro de um espaço de tempo muito menor, sem precisar esperar pelo horário comercial de sua empresa. É como ter um assistente virtual que responde pelo negócio. 

  • Capacidade de análise 

Quando não se tem um processo de atendimento maduro, pode ser difícil mensurar resultados, ou mesmo tomar decisões com base em análises sobre a performance. 

Por isso, esse é um fator bem importante para empresas pequenas, uma vez que ter dados sobre o atendimento é o que possibilita otimizar processos sem achismos, e sim com base no que seus clientes estão demandando.

Afinal, sem métricas fica difícil acompanhar a evolução do trabalho. 

Como implementar chatbot em empresas pequenas?

Falamos até aqui sobre os benefícios para que fique mais fácil visualizar em que processos um chatbot pode contribuir dentro de sua empresa. 

Cada negócio tem suas particularidades, mas, pensando em processos básicos da maioria das empresas, podemos sugerir que sua empresa comece adotando a tecnologia de atendimento digital em duas frentes: vendas ou suporte técnico. 

Nas vendas, um exemplo é inserir o chatbot em seu site, como um assistente virtal disponível 24 horas por dia para tirar dúvidas de visitantes e levá-los a algum ponto de conversão. 

Além do site, o chatbot também pode ser implementado em todos os outros canais de conversão de vendas que sua empresa utilizar, como redes sociais, whatsapp, enfim. 

Já para o suporte, o raciocínio é o mesmo, o chatbot deve estar disponível em todos os canais em que sua empresa se disponibiliza a atender o cliente com relação a dúvidas sobre o produto ou serviço prestado. 

A diferença entre as frentes são as perguntas e trilhas configuradas em seu chatbot de acordo com cada assunto de interesse de quem está sendo atendido. 

Para que entenda melhor, temos mais uma grande ajuda para você: um teste grátis do Dimi, nosso assistente virtual feito especialmente para pequenos negócios. 

Dessa forma, você consegue visualizar na prática todos os benefícios que falamos acima para garantir que se encaixa em seu negócio. 

Que tal conquistar outro nível de atendimento em seu negócio? Conta pra gente o que achou aqui nos comentários! 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: