Atendimento digital: como não perder vendas durante a quarentena

atendimento digital para vender pela internet

Após diversas cidades decretarem quarentena em isolamento por coronavírus, as empresas se viram forçadas a buscar por novas opções de atendimento digital para manter o negócio funcionando nesse período. 

Pensando nisso, trouxemos dicas para sua empresa implementar um processo eficaz de vendas pela internet, evitando queda de faturamento. 

Confira a seguir.  

Por onde começar?

Seguindo as recomendações de higiene e cuidado com os funcionários, as empresas podem manter estabelecimentos funcionando apenas para entregas ou retiradas no balcão. 

Portanto, se sua empresa ainda não praticava a venda pela internet, o primeiro passo é estruturar um processo que atenda a essa nova demanda online. 

Isso significa pensar na logística de produção e entrega, na divulgação dos produtos/serviços e, além disso, no que pode ser o principal durante esse período de alta demanda: os canais de atendimento.

Como a demanda por estabelecimentos que vendem pela internet está muito acima do normal por conta da quarentena, sua empresa precisa estar preparada para responder a um grande volume de mensagens com agilidade. 

O consumidor, incerto sobre o que vem pela frente, tem pressa em ter sua demanda resolvida. 

Portanto, como já dissemos, esse é o ponto principal para que sua empresa comece a vender pela internet de forma eficaz para não perder movimento. A seguir vamos falar sobre o atendimento digital em mais detalhes. 

Canais de atendimento digital para vender pela internet 

Vamos imaginar que seu negócio é uma quitanda, que até então não realizava vendas pela internet, nem entregas a domicílio. 

O primeiro passo com relação ao atendimento, portanto, é avaliar o(s) canal(s) de comunicação que pode(m) ser mais eficaz(es) de acordo com o perfil de seu público como, por exemplo, Facebook e WhatsApp. 

Depois, é preciso organizar a forma como os pedidos serão recepcionados nestes canais — quem será a pessoa responsável por registrar e responder a todos, tirar dúvidas sobre produtos e preços, formas de entrega, horários de atendimento, etc., enfim, quem estará disponível para atender aos clientes da melhor maneira. 

Parece bobagem, mas, se a empresa não levar a sério a qualidade do atendimento nesse momento, e encarar a demanda como “atender quando dá”, pode perder uma grande quantidade de clientes buscando por respostas rápidas, principalmente nesse período em que os consumidores estão naturalmente mais ansiosos.  

Portanto, após definir em quais canais sua empresa vai prestar atendimento, bem como a figura que será responsável por gerenciar esses contatos, vamos falar sobre boas práticas no atendimento digital para que mantenha um bom fluxo de vendas pela online. 

Boas práticas no atendimento  

Já comentamos que os últimos dias foram marcados por mudanças que as gerações presentes nunca vivenciaram antes. Por conta disso, é claro, o consumidor está muito mais ansioso e inseguro com relação ao futuro. 

Para o atendimento, isso implica que é preciso ter muito mais agilidade para acolher o cliente que está com esse tipo de expectativas.

Além disso, como esse momento é algo novo para todos nós, também existe certo “medo” de que as mercadorias acabem, por isso, quando uma empresa não responde rapidamente, grandes são as chances de que o consumidor busque por outra opção na sequência. 

Plataformas de atendimento digital

Para vendas online, uma plataforma que utiliza tecnlogia de chatbot pode ser utilizada como um assistente virtual que otimiza o atendimento nos canais utilizados pela empresa. 

Dessa forma, é possível centralizar os chamados recebidos por canais diferentes (como Facebook e WhatsApp, que usamos no exemplo anterior) em uma única plataforma, facilitando o acesso às bases de dado. 

Pensando na estrutura de uma pequena empresa, sabemos que não é possível designar várias pessoas para a função de atendimento. Como no exemplo que pensamos acima, seria uma única pessoa para responder dois canais diferentes. 

Imagine um horário de pico de uma pizzaria, por exemplo. Com certeza é bastante trabalho para uma única pessoa atender aos clientes, registrar pedidos, passar para a cozinha, enviar os pedidos separados para a entrega, enfim. 

Com o chatbot é possível desafogar a demanda de respostas imediatas criando trilhas de autoatendimento para que o cliente consiga solucionar suas primeiras dúvidas sozinho. 

Vamos trazer a situação para o momento presente. Muitas pessoas estão comprando em locais que nunca compraram antes, justamente por conta da opção de delivery. 

Por conta disso, é natural que vários novos clientes estejam com as mesmas dúvidas sobre sua empresa (se faz entrega e qual é o valor, quanto tempo demora, qual o preço dos produtos, etc.). 

Portanto, tratam-se de questões que podem se repetir para o atendente ao longo do dia. Por que não otimizar esse processo com uma trilha de autoatendimento, nos dois canais, para responder a essas dúvidas que surgem antes de o consumidor decidir se, de fato, fará a compra ou não. 

Além disso, o chatbot fica disponível 24 horas por dia, evitando que um grande número de solicitações de acumulem durante o horário comercial de seu(s) atendente(s). 

Se você está se perguntando se essa tecnologia é acessível para negócios de pequeno porte, a resposta é que sim 🙂 No próximo tópico vamos te explicar como iniciar os atendimentos com chatbot ainda essa semana. 

O Dimi está aqui para te ajudar 

Sabemos o quanto o atendimento digital pode fazer a diferença nesse período, por isso, estamos dispostos a ajudar os pequenos empresários a encontrar a melhor operação para realizar vendas pela internet durante a quarentena. 

O Dimi é uma plataforma de atendimento digital voltado para pequenas e médias empresas, e justamente por isso tem valores e tecnologia acessíveis para implementação rápida, com planos que começam para apenas 1 usuário, com número de atendimentos ilimitado. 

Para começar, que tal testar gratuitamente durante 7 dias? Dessa forma, sua empresa garante, na prática, o quanto uma solução de atendimento digital agiliza os processos, garantindo, consequentemente, mais vendas e clientes satisfeitos. 

O Dimi está aqui para ajudar sua empresa nesse período! Seja com conteúdo ou com tecnologia, conte com a gente. 

Caso tenha qualquer dúvida antes de realizar o teste, entre em contato através de nosso site. Clique no ícone de fala no canto inferior direito e veja como funciona, na prática, a tecnologia de atendimento digital 😉 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: