Como se beneficiar do chatbot na área de saúde

chatbot para área da saúde

Sabemos que pode assustar, a princípio, pensar na utilização de chatbot na área da saúde, uma área tão delicada e complexa.

Porém, salvas as particularidades, negócios da área de saúde ainda são negócios como todos os outros, portanto, envolvem atendimento ao cliente que deve ser realizado com qualidade.

Neste post, vamos te mostrar como a utilização de chatbot na área da saúde é sim possível e muito eficaz para contribuir com o fluxo de trabalho de clínicas, consultórios, laboratórios diversos estabelecimentos voltados para a saúde. 

Vamos recapitular um pouco: O que são chatbots? 

Se você já sabe como funcionam os chatbots, pode avançar para o próximo tópico. Agora, caso seja da área da saúde, por isso caiu neste conteúdo, mas não sabe ao certo como usufruir disso em seu negócio, vamos te ajudar. 

Explicando de uma maneira simplificada, os chatbots nada mais são do que chats automatizados que simulam uma conversa real entre o cliente e um atendente. 

Com recursos de inteligência artificial, esses “robôs” são capazes de direcionar o cliente à resposta/opção correta através de gatilhos e trilhas de conteúdos pré estabelecidos.

Possibilidades de uso de chatbot na área de saúde 

Atendimento 

Negócios da área da saúde recebem um grande fluxo de solicitações de atendimento diariamente.

Pensando em um consultório, por exemplo, dependendo da especialidade do médico, outros fatores influenciam e tornam o fluxo de atendimentos muito maior. Em clínicas, laboratórios, etc., acontece o mesmo.  

Por isso, o chatbot é uma tecnologia que pode contribuir com a gestão dos atendimentos de forma muito mais eficaz, tornando melhor a experiência tanto para o paciente, quanto para os funcionários da clínica. 

É possível estabelecer trilhas para esclarecimento de dúvidas, por exemplo — valores de consultas/exames, opções de convênio, horários de atendimento, etc. — informações que não influenciam na anamnese do paciente e, mesmo assim, desafogam o fluxo de atendimentos. 

Agendamento de consultas/exames 

Da mesma forma como o chatbot pode contribuir para o atendimento de dúvidas e informações gerais, pode funcionar muito bem também para agendamento de consultas, exames e demais procedimentos. 

Muitas pessoas acabam deixando de se consultar por não conseguir um tempo de parar, pesquisar pelo telefone do médico, ligar no consultório e agendar uma consulta ou outro procedimento. 

Com o chatbot, basta entrar em um dos canais em que o chat estiver disponível para fazer o agendamento de qualquer lugar, no horário em que conseguir. 

Além de facilitar para quem tem uma rotina corrida, esse processo pode se tornar um grande diferencial, justamente por possibilitar uma experiência melhor ao paciente. 

Dicas de cuidados pré operatório/ preparação para exames 

É muito comum pacientes com procedimentos e exames que exigem preparação prévia se esquecerem, ou deixarem de se preparar da forma correta. 

Com um chatbot para esses casos, poderiam ser disparados lembretes para quem tem procedimentos marcado e que exigem preparação prévia. Dessa forma, 1 ou 2 dias antes da data agendada o paciente receberia orientações para se preparar corretamente. 

Além de evitar perder o horário agendado caso o paciente se esqueça da preparação, você garante um atendimento de excelência. 

Pesquisa de satisfação sobre o atendimento 

Como avaliar se os pacientes estão satisfeitos com o atendimento, equipamentos, ou estrutura de sua clínica, laboratório, enfim? Com um chatbot é possível. 

Assim que passado o horário agendado com o paciente, você pode configurar o envio de uma pesquisa de satisfação para que seu estabelecimento seja avaliado. 

É uma ótima forma de mensurar a satisfação de seus pacientes (que também são clientes), e entender quais pontos podem ser melhorados para garantir um atendimento cada vez melhor. 

Como vimos até aqui, as possibilidades de utilização do chatbot na área da saúde são diversas, e em todas, sua equipe pode conquistar ganhos em produtividade e. 

Não se trata, portanto, de substituir o contato humano com seus pacientes, mas sim, de garantir a continuidade dessa relação, oferecendo novas formas de comunicação que podem facilitar a vida de quem precisa de atendimento. 

Dessa forma, tempo e recursos são otimizados em prol de uma experiência melhor ao paciente. 

Quer testar essa tecnologia em seu negócio da área da saúde? Entre em contato com a gente e experimente o Dimi gratuitamente, clicando aqui 😉

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: