4 dicas para reduzir os custos de atendimento ao cliente

4 dicas para reduzir os custos de atendimento ao cliente

Uma das principais formas de ter sucesso em um negócio é saber otimizar investimentos em diversas áreas, e uma pergunta que muitos empresários se fazem é: como reduzir os custos de atendimento ao cliente?

A área de atendimento ao cliente é tão importante quanto o produto ou serviço que sua empresa oferece, pois se trata da experiência que o consumidor vai ter com a sua marca.

Por isso, as empresas vêm investindo muito nesse setor, mas a boa notícia é que com algumas atitudes é possível reduzir os custos de atendimento ao cliente, mantendo a excelência.

Em vista disso, é importante dizer que o sucesso de um negócio depende, entre muitos fatores, do investimento adequado em soluções e estratégias que promovam escalabilidade.

Com toda a certeza a tecnologia é um dos fatores que contribui muito com essa otimização, e para te ajudar nesses desafios, listamos 4 dicas importantes para que você possa colocar em prática.

1-Treinamento

Independente se sua empresa conta com um ou diversos funcionários para cuidar do atendimento ao cliente, é importante que haja um roteiro a ser seguido.

Isto é, padronizar as respostas e as condutas para cada tipo de situação, pois essa relação é o cartão de visita do seu negócio.

Com o intuito de proporcionar uma experiência positiva, é preciso fazer periodicamente treinamentos para que o discurso e a postura do seu atendente seja a mesma da sua empresa.

Isso faz com que seja transmitido ao consumidor os mesmos objetivos e valores. Para que isso ocorra é preciso seguir alguns caminhos:

  • Mapear as respostas para cada pergunta que possa surgir 
  • Elaborar uma lista com informações essenciais sobre seus produtos e serviços, e atualizá-las constantemente
  • Alinhar os principais valores da sua empresa para que o cliente se conecte com a sua marca
  • Criar um fluxo que auxilie o seu atendente na hora de solucionar problemas
  • Treinar a empatia e o poder de persuasão do seus funcionários
  • Analisar sempre como está a satisfação dos seus clientes quanto ao atendimento para aplicar melhorias.

Como resultado de um bom treinamento, a tendência é que o seu atendimento fique cada vez melhor e reduza a probabilidade do seu cliente procurar o concorrente.

Desta forma, você acabará reduzindo seu custo, pois para conquistar um novo cliente é preciso investir 5 vezes mais do que manter seu antigo.

2- Foque no atendimento digital

O atendimento telefônico ainda é bastante importante, mas é um investimento 40% mais caro comparado aos canais digitais como email e chat online.

O custo de uma ligação ainda é alto e aos poucos está sendo escolhido como segunda opção em vista da agilidade do mundo digital.

Nesse sentido, é nítido verificarmos o quanto a internet influencia o jeito com que consumimos e nos conectamos, por isso, o uso do atendimento digital é tão importante.

Com o aumento do uso do WhatsApp e das mídias sociais, se tornou essencial oferecer esses canais para que seu cliente te encontre de maneira mais rápida.

Segundo uma pesquisa realizada pela ComScore, as redes sociais são o principal destino dos brasileiros na web.

Cada usuário gasta em média 1 hora e 22 minutos do dia usando sites e aplicativos.

Além disso, os canais digitais se tornam opções ótimas para diminuir o custo com atendimento ao cliente e aumentar sua satisfação.

já que dão liberdade para que as pessoas possam entrar em contato da maneira que se sentirem mais confortáveis e na hora que quiserem.

Os canais de atendimento digitais mais utilizados são o WhatsApp, chat online, Facebook Messenger e email, a sua empresa está inserido em algum deles?

3- Autoatendimento

De acordo com a pesquisa Global State of Multichannel Customer Service, a expectativa de 90% dos clientes é que as empresas ofereçam autoatendimento pela internet.

Além de 60% deles acreditam que é um diferencial positivo se a marca disponibiliza autoatendimento responsivo por dispositivos móveis.

De acordo com esse cenário, percebe-se que o tempo é um componente importante que mede a satisfação do consumidor.

Visto que o autoatendimento possibilita a resolução precisar chegar a falar com um atendente.

Por meio de chatbots inteligentes é possível programar todos os gatilhos para responder qualquer necessidade que o usuário esteja buscando satisfazer.

O que acaba impactando nos custos de atendimento ao cliente pelo fato da diminuição do número de atendentes, já que grande parte das solicitações são concluídas pelo próprio bot.

4- Plataforma de atendimento

A última dica para reduzir os custos do atendimento ao cliente, mas não menos importante,  é a adoção de uma plataforma que reúna todos os canais digitais em um só lugar.

E para te ajudar nisso, o Dimi oferece essa solução que, além de tornar suas conversas automatizadas, faz com que os atendimentos fiquem organizados pelo status da conversa e com o histórico para acessar quando quiser.

Por isso, ficou mais fácil reduzir os custos de atendimento ao consumidor, visto que que  grande parte serão realizados de forma automática.

E isso faz com que seus funcionários se dediquem a outras tarefas mais estratégicas.

Como falamos neste texto, a adoção de algumas atitudes fazem diferença quando o assunto é reduzir os custos dos atendimento ao cliente, principalmente no que diz respeito ao uso da tecnologia. 

Essa é uma área de extrema importância para o sucesso de um negócio,devendo ser analisada e avaliada com frequência.

Dessa forma, você conseguirá manter a qualidade e o bom relacionamento com um dos seus principais públicos, o cliente.

DIMI E COVIDE-19: O QUE PODEMOS FAZER POR VOCÊ!

Pensando no momento que estamos vivenciando com a pandemia do coronavírus, muitas micro e pequenas empresas estão precisando migrar de forma rápida para as entregas delivery e nós queremos ajudar nisso.

Dessa forma, estamos disponibilizando 500 licenças para utilizar nossa plataforma gratuitamente. 

Para fazer seu cadastro e começar a utilizar, é só acessar AQUI.

Vamos passar essa fase juntos!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: