5 vantagens do atendimento digital para a área da saúde

5 vantagens do atendimento digital para a área da saúde

Em tempos em que as pessoas precisam ficar em casa, o atendimento digital para a área da saúde se torna ferramenta indispensável para se conectar com pacientes. 

Antes mesmo da pandemia do coronavírus chegar, muitas clínicas e profissionais de saúde como psicólogos, dentistas e fisioterapeutas já buscavam uma solução de atendimento digital.

Desa forma, eles descobriram que essa nova forma de se relacionar torna a interação ágil, permitindo atender as demandas dos pacientes mesmo remotamente.

Em vista desse cenário, o atendimento digital automatizado, isto é, por meio de chatbots, oferece diversas vantagens para profissionais e clínicas de saúde.

principalmente por canais como WhatsApp, Chat online, email, Facebook Messenger e Telegram, que são os meios mais usados atualmente.

Segundo uma pesquisa realizada pela Microsoft,  90% dos entrevistados esperam que um negócio ofereça um portal online de autoatendimento.

Além disso, 44% utilizam de 3 a 5 canais diferentes de atendimento ao cliente.

Por isso, esse artigo vai te mostrar as 5 vantagens do atendimento digital para a área de saúde que vai fazer você repensar seus relacionamentos.

5 vantagens do atendimento digital

1- Redução dos gastos de tempo e dinheiro

Com a adoção do atendimento digital para a área da saúde a redução do gasto com tempo é enorme, tendo em vista que muitos pacientes esperam vários minutos no telefone para falarem com um atendente.

Também ocorre uma diminuição no quadro de atendentes, pois um bot pode falar com diversas pessoas em um curto espaço de tempo.

Isso faz com que seus funcionários sejam remanejados para outras atividades.

Em vista disso, há uma necessidade menor do quadro de funcionários 

2- Atendimento a qualquer hora

O uso de chatbot  no atendimento digital é baseado em inteligência artificial que interpreta o que a pessoa fala ou digita. 

Em uma conversa ele é capaz de responder o que o paciente está perguntando ou agendar consultas por meio de gatilhos pré-estabelecidos.

Isso facilita a abertura de um canal direto com seus pacientes e deixa a clínica disponível a qualquer hora para esclarecer dúvidas, dar informações, entre outros.

Isto é, a pessoa pode falar com você a qualquer dia e horário que for melhor à ela.

Muitos clínicas que já utilizam chatbot para seus atendimentos relataram que várias foram as vezes que pacientes entraram em contato fora do horário de expediente.

Mesmo que uma secretária veja as mensagens todos os dias pela manhã, o tempo de espera é suficiente para irritar e afastar o cliente.

3- Maior conhecimento sobre seus pacientes

Na pesquisa da Microsoft, 72% dos entrevistados esperam que os atendentes conheçam seu histórico de compras e contatos anteriores.

Portanto, é preciso que você saiba todos os dados do paciente, assim que ele entra em contato com sua clínica.

É provável que você pelo atendimento tradicional os dados do paciente se percam, principalmente se se refere ao primeiro contato para tirar dúvidas ou saber sobre agendamentos.

Com o atendimento digital todo o histórico fica gravado, quantas vezes a pessoa entrou em contato, quais foram suas interações e desde quando ela se tornou paciente.

4- Informações mais rápidas

Com o uso do celular e de tablets, a busca por informações ficou na ponta dos dedos.

Essa praticidade vivenciada no nosso dia a dia é estendida para o atendimento também, visto que a internet possibilita acesso a qualquer conteúdo em poucos segundos.

Com o atendimento digital a busca por informações se torna uma ação rápida, pois possibilita que o paciente consiga tirar todas as suas dúvidas por conta própria.

Dados mostram que 90% dos entrevistados esperam que a marca ofereça um portal online de autoatendimento, assim eles mesmos conseguem sanar suas dúvidas sem precisar chegar a falar com um atendente.

5- Ajuda no pós-atendimento

O atendimento digital para a área de saúde, como falamos acima, permite ter todos os dados em mãos do seu paciente,  desde sua chegada até a última interação.

Conhecendo- o bem, é possível fazer um pós-atendimento de qualidade, recebendo feedback sobre os serviços prestados, a fim de melhorar pontos que precisam de atenção.

O pós-atendimento é como uma pós-venda, se feito de forma correta, manterá os pacientes fidelizados, tornando-os defensores da sua marca e fazendo propaganda positiva dos seus serviços.

Agora que você já sabe das vantagens do atendimento digital para a área da saúde, nós conseguimos te ajudar com a nossa solução.

O Dimi reúne em um só painel todos os canais de comunicação como WhatsApp, chat online, email, entre outros, para que você consiga organizar todas os contatos. 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: