Como organizar o atendimento ao cliente de forma digital

Como organizar o atendimento ao cliente de forma digital

Grande parte das pequenas e médias empresas estão tendo que se adaptar ao novo cenário digital e, com o aumento da demanda online, se perguntam como organizar o atendimento ao cliente.

Antes da pandemia do Covid-19  tomar conta do cenário mundial, diversos segmentos da economia não ofereciam serviço online com entrega delivery, pois o estabelecimento físico dava conta da demanda.

Porém, com a mudança que estamos vivenciando, muitas são as dúvidas sobre como organizar o atendimento ao cliente de forma digital e por onde começar.

Dessa forma, é preciso se adaptar para poder continuar as operações e disponibilizar seu atendimento para no maior número de canais digitais possíveis como, por exemplo, WhatsApp, Facebook Messenger, chat e email.

Se você já usa desses canais ou ainda está iniciando, vamos dar dicas neste texto sobre os primeiros passos para iniciar esse novo processo e como organizar o atendimento ao cliente digitalmente.

Por onde começar?

Uma coisa é certa, as pessoas estão hiperconectadas, utilizam a internet o tempo todo para se comunicar, ler notícias e consumir produtos e serviços, e tudo isso é feito de forma imediata. 

Para exemplificar, um relatório sobre o cenário global de atendimento ao cliente realizado pela Microsoft, mostrou que 52% dos entrevistados disseram que a primeira interação com as marcas ocorrem online e 44% utilizam de 3 a 5 canais diferentes de atendimento ao cliente.

Por isso, é importante que o seu negócio dê a liberdade para  seu cliente escolher quando e como quer entrar em contato com você.

Isso significa que significa oferecer canais de atendimento diversos e disponibilizá-los 24 horas por dia, 7 dias na semana.

Quais canais de atendimento oferecer?

São diversos canais que você pode oferecer, saindo um pouco do tradicional telefone que, apesar de ser importante, ele vem se tornando segunda opção frente às opções digitais.

Alguns essenciais que você precisa considerar são:

Email

Segundo levantamento, esse canal custa aproximadamente 40% do valor de uma ligação, o que o torna uma ferramenta vantajosa, visto que grande parte da população utiliza no seu dia a dia.

Uma vantagem do email é que é possível atender de forma rápida diversos clientes, diminuindo qualquer tipo de espera em um telefonema, por exemplo.

Chat online

Assim como o email, o chat online também é mais econômico e permite atender um maior número de pessoas ao mesmo tempo com a ajuda de chatbots ou assistentes virtuais.

Como resultado, a ajuda desses robôs possibilita que as pessoas façam pedidos e tirem suas principais dúvidas sem precisar entrar em contato com um atendente humano.

Isso gera rapidez na interação e libera você ou seu funcionário para outras atividades.

Mídias sociais

Além de ser um canal importante para falar com seu público, as mídias sociais tornarem-se a vitrine de seu negócio.

Por isso, estar presente no Instagram, Facebook entre outros faz com que seu cliente se sinta confiante e se torne um propagador da marca.

Segundo uma pesquisa realizada pela ComScore, as redes sociais são o principal destino dos brasileiros na web.

Cada usuário gasta em média 1 hora e 22 minutos do dia usando sites e aplicativos

Aplicativos de mensagens

É quase impossível você pensar em alguém que não usa o WhatsApp para se comunicar, interagir com seus amigos, colegas de trabalho e familiares.

Esse aplicativo nos permite mandar áudios e mensagens instantâneas da palma da nossa mão.

Dessa forma, o hábito de interação pelo aplicativo se estendeu às empresas, e grande parte dos consumidores preferem entrar em contato por meio do WhatsApp.

Isso acontece por ser uma forma rápida de obter resposta e não precisar de uma comunicação formal, auxiliando na resolução dos problemas.

Qual a real necessidade do seu cliente?

Depois de entender quais canais você quer disponibilizar, é hora de saber sobre o que seu cliente precisa.

Isto é, quais as dores que você pretende solucionar para depois pensar em como organizar o atendimento ao cliente.

Por exemplo, se você tem um restaurante, quais os pratos que seus clientes mais gostariam de receber em casa? Ou, se tem uma clínica médica, por que não agendar de forma online suas consultas?

Esse tipo de questionamento e pesquisa, ajuda também na experiência do cliente, pois você conseguirá estruturar seu atendimento.

O que possibilita automatizá-lo de maneira que resolva o que seu cliente está buscando. 

Isso faz com que todas as demandas sejam atendidas de forma rápida e sem espera. 

Mas afinal, como organizar o atendimento ao cliente?

Já deu pra perceber como disponibilizar diversos canais de atendimento é importante para o sucesso com seu cliente.

Agora que você sabe quais canais existem e o que cada um pode oferecer, a pergunta que surge é: como dar conta de todos essas ferramentas de uma só vez sem esquecer de ninguém?

A resposta para como organizar o atendimento ao cliente é adotar um painel que concentre todos eles em um só lugar, e nisso o Dimi é especialista.

Com o intuito de facilitar a vida das micro e pequenas empresas, o Dimi oferece uma solução moderna.

Nele é possível reunir todos os seus canais de forma organizada para que você saiba com quem está falando e por onde.

Além disso, todas as conversas são automatizadas, isto é, há um chatbot pronto para responder às demandas que serão pré-estabelecidas.

E o melhor é que seu atendimento ficará organizado pelo status da conversa com o histórico para acessar quando quiser.

Dessa forma, ficou mais fácil entender como organizar o atendimento ao cliente e qual ferramenta te auxilia nesse processo.

DIMI E COVIDE-19: O QUE PODEMOS FAZER POR VOCÊ!

Pensando no momento que estamos vivenciando com a pandemia do coronavírus, muitas micro e pequenas empresas estão precisando migrar de forma rápida para as entregas delivery e nós queremos ajudar nisso.

Dessa forma, estamos disponibilizando 500 licenças para utilizar nossa plataforma gratuitamente. 

Para fazer seu cadastro e começar a utilizar, é só acessar AQUI.

Vamos passar essa fase juntos!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: