Templates do WhatsApp: boas práticas para seguir em seu atendimento

templates whatsapp

O WhatsApp é com certeza uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas ao redor do mundo. Por conta disso, o WhatsApp Business é uma ferramenta muito poderosa para escalar a capacidade de atendimento das empresas. 

Com grande parte das pessoas utilizando este canal diariamente, ter um bom atendimento pelo WhatsApp é fundamental para empresas de todos os tamanhos e segmentos. 

Porém, antes de pôr em uso sua conta business, é preciso atentar-se para as boas práticas no momento da elaboração dos templates do WhatsApp, que são os modelos reutilizáveis de mensagens. 

Neste artigo vamos te dar dicas para construir bons templates, seguindo boas práticas para que sua empresa atenda mais clientes, com qualidade, e sem correr o risco de ter a conta banida. 

O que são os Templates?

Como já adiantamos, os templates do WhatsApp são modelos salvos de mensagens comuns que podem ser reutilizadas e enviadas por uma empresa através de seu WhatsApp Business. 

Pré-requisito importante: opt-in do usuário. 

Caso não saiba, para que sua empresa possa entrar em contato de forma ativa pelo WhatsApp, é preciso obter o opt-in do usuário. 

Nada mais é do que uma autorização formal do usuário para receber mensagens pelo WhatsApp, que pode ser obtida por SMS, e-mail, em seu próprio site, landing pages, etc. 

Caso contrário, sem essa autorização, a conta de sua empresa pode ser banida. Com isso em mente, podemos voltar a falar sobre os templates. 

Notificações 

A partir do opt-in do usuário, sempre sua empresa receber uma mensagem e respondê-la no prazo de 24 horas, essa ação não será cobrada. 

Porém, caso a mensagem seja respondida após 24 horas da primeira interação do usuário, essas respostas passam a ser pagas e classificadas como notificações. 

Mesmo sendo conteúdos pagos, as notificações ainda devem obter aprovação do WhatsApp para esses modelos de mensagens que serão utilizados em respostas ou envios ativos. 

Por isso, é preciso criar e aprovar templates no gerenciador de negócios do Facebook. 

Templates do WhatsApp na prática 

Onde criá-los?

Para criar e salvar seus templates, em sua conta dentro do gerenciador de negócios haverá a opção criar modelo de mensagem. 

Nesse momento, é preciso dar um nome para o modelo salvo utilizando apenas letras minúsculas, números e sublinhados. 

Por exemplo, se o seu template for uma mensagem de confirmação de pedidos, o padrão de nome poderia ser confimacao_pedidos. 

Após e definição do nome e escolha da categoria, você poderia criar o conteúdo de até 1.024 caracteres. 

Como otimizar os templates do WhatsApp 

Talvez você esteja se perguntando se é preciso criar uma quantidade muito grande de templates, e uma boa notícia é que é possível utiliza parâmetros que funcionam como variáveis dentro dos templates. 

Portanto, dados como saudações (bom dia, boa tarde, boa noite), nome do usuário, valor de pedidos, enfim, podem ser inseridos como parâmetros, e no momento do envio preenchidas por sua ferramenta de chatbot.

blog-banner_playbook-de-atendimento-aos-clientes

Atenção ao que não é permitido!

Modelos de mensagens que contém conteúdo promocional ou potencialmente abusivos não são permitidos em templates do WhatsApp. 

Portanto, códigos de desconto, envio de pesquisas para coletar dados, cold calls, ou determinados termos considerados promocionais, farão com que seu template não seja aceito. Ameaças e cobranças abusivas também. 

Boas práticas de templates

Ao elaborar um template, tente ser o mais claro possível em seu texto, evitando qualquer termo que possa causar duplas interpretações. 

Além disso, considere que a mensagem deve parecer natural, portanto, elabore o conteúdo como se estivesse conversando com alguém de verdade. 

Pensando nas notificações (que são respostas enviadas após 24 horas da interação do usuário), é importante considerar um conteúdo relacionado a essa conversa anterior. 

Lembre-se, sempre que tiver qualquer dúvida, é aconselhável que consulte a política de privacidade do WhatsApp antes, pois algumas infrações podem fazer com que sua conta seja banida. 

Agora, mão na massa! Crie seus Templates do WhatsApp e escolha uma boa ferramenta de atendimento digital para te ajudar a escalar essas mensagens.

Que tal um 500 dias grátis do Dimi? Estamos te esperando neste link. 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: