Marketing digital para pequenas empresas: aprenda como fazer

Marketing digital para pequenas empresas

O marketing digital não é uma exclusividade de grandes empresas. Pelo contrário, as estratégias utilizadas no digital podem ser aplicadas em pequenas empresas e conquistar ótimos resultados. 

Independente da quantidade de investimento financeiro, ter uma boa presença online como estratégia para atrair novos clientes é uma ótima opção, principalmente no cenário em que nos encontramos de distanciamento social. 

Neste artigo, vamos te ensinar a começar do zero e montar uma boa estratégia de marketing digital para sua pequena empresa. Confira a seguir o primeiro passo. 

Segmentar o público 

Sempre falamos sobre isso por aqui! A noção de segmentação de público é uma das mais importantes para que as estratégias de marketing digital sejam assertivas. 

Segundo dados do IBGE (2018), o Brasil já possui mais de 116 milhões de usuários de internet. Com tanta gente online, é preciso enxergar quem é sua fatia de público para direcionar todas as ações a essa parcela.  

Por exemplo, um pequeno restaurante que vende pizzas não vai se comunicar da mesma forma que um restaurante que faz marmitas para intolerantes a glúten, mesmo que os dois sejam do segmento alimentício, certo? 

Sendo assim, essas diferenças na forma de se comunicar de acordo com as características de segmentação de público devem se refletir em direcionamento de anúncios, linguagem, e até mesmo na escolha de canais. 

Por isso, o primeiro passo para a estratégia de marketing digital de sua pequena empresa deve ser analisar as características que segmentam seu público e pesquisar sobre a forma como essas pessoas se comunicam online. 

Escolher os canais 

Uma dúvida muito comum de quem está começando uma estratégia de marketing digital é entender em quais canais a empresa deve estar. 

A resposta é simples: esteja nos canais em que seu público está. 

Isso não significa que sua empresa precisa estar presente em todas as redes sociais mais utilizadas atualmente, pois com uma equipe pequena é impossível produzir conteúdo que gere resultado para todos esses canais. 

Vamos pensar novamente no exemplo do restaurante que vende pizzas. Seria efetivo, nesse caso, ter um perfil bem alimentado no LinkedIn? Com certeza não, né? 

Nesse caso, ter o WhatsApp como um bom canal de atendimento digital vai ajudar o restaurante a vender muito mais do que se estivesse falando no LinkedIn. 

Portanto, faça essa análise antes de criar perfis em várias redes sociais. Escolha a que pode te trazer mais resultado dentro das condições de produção de conteúdo que sua empresa possui no momento. 

Planejar as ações de marketing digital 

Segmentação de público e escolha de canais feitos, e agora? Planejamento!

Não existe segredo, é preciso sentar e pensar na programação (que seja semanal, quinzenal ou mensal) de acordo com o que funciona melhor para sua empresa. 

Ao fazer o planejamento, documente o quanto poderá investir em anúncios, quem será o responsável por cada ação e seus respectivos prazos de entrega. 

Além disso, outro ponto muito importante prever em seu planejamento é a forma como serão mensurados os resultados, afinal, sem métricas você não saberá se está no caminho. 

Aliás, vamos falar sobre isso no próximo tópico? 

Mensurar resultados 

Mensuração de resultados é algo que as pequenas empresas geralmente deixam de lado no marketing digital, e isso é prejudicial. 

Quando falamos em mensurar os resultados, não estamos falando em relatórios complexos, e sim de olhar para os indicadores que você definiu como essenciais. 

Para começar, podem ser indicadores mais simples como ROI (retorno sobre o investimento) para analisar o quanto o valor investido em anúncios trouxe de retorno, por exemplo. 

Portanto, independente da métrica escolhida, o importante é que faça sentido para o universo de sua empresa e que isso reflita o resultado de seu trabalho no marketing digital. 

E agora, sua empresa está pronta para começar com as ações de marketing digital? Seguindo essas dicas suas estratégias com certeza trarão bons resultados. 

Veja também nosso artigo com 5 ferramentas para impulsionar pequenos negócios digitais e use todas a favor do seu negócio 😉 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: