Dia dos Namorados: como fazer um bom atendimento ao cliente e impactar suas vendas!

como fazer um bom atendimento ao cliente no Dia dos Namorados

Ter criatividade e saber como fazer um bom atendimento ao cliente são fundamentais para superar os desafios do comércio para essa data. Saiba como conquistar seu cliente e aumentar suas vendas!

O Dia dos Namorados é uma data que movimenta fortemente o comércio, além de também levar uma grande quantidade de público para bares, restaurantes e outros estabelecimentos. 

Porém, neste ano, por conta da pandemia, as coisas serão um pouco diferentes. Mesmo com estabelecimentos físicos fechados, muitos casais comemorarão a data em casa.

Por isso, prestar um bom atendimento ao cliente pode ser o segredo para conquistar esses consumidores.

Isso porque, mesmo com os impactos do cenário nas vendas, uma pesquisa realizada pela Social Miner indica que 67,2% dos entrevistados devem presentear a pessoa amada. 

Quer saber como driblar a distância e arrasar nas vendas? Confira a seguir como fazer um bom atendimento ao cliente e conquistar, de vez, o coração do seu público! <3

Como fazer um bom atendimento ao cliente no Dia dos Namorados? 

Tenha empatia pelo cliente 

O Dia dos Namorados é uma data em que as pessoas querem surpreender quem amam, portanto, se esforçam para isso. 

Sendo assim, o primeiro ponto importante para fazer um bom atendimento nessa data é ter empatia por seu cliente.

Mesmo se o que ele esteja buscando pareça “bobo” aos seus olhos, com certeza é algo que vai fazer seu(sua) parceiro(a) feliz. 

Por isso, mostre-se aberto a ouvi-lo com atenção, a fim de entender suas necessidades e buscar por uma solução ágil e que realmente atenda suas expectativas.

Atenda bem em todos os canais 

Neste ano, a tendência é que os consumidores comprem muito mais online do que nos anos anteriores. 

Como estamos falando de uma data em que as compras são feitas para presentear, é normal que os clientes queiram tirar dúvidas para garantir que estão fazendo a melhor escolha para a pessoa amada. 

Com isso, a busca por atendimento em canais digitais pode aumentar, e sua empresa deve estar preparada para atender com agilidade e qualidade em todas as frentes.

Além disso, ter canais de atendimento de fácil acesso também faz toda a diferença. Prestar atendimento pelo WhatsApp, por exemplo, pode atrair mais pessoas do que um formulário de site.

Também vale lembrar que quanto mais liberdade você oferecer ao seu cliente na hora de entrar em contato com você, maiores são as chances de venda.

Portanto, fique atento desde já aos canais de atendimento! Desde o primeiro contato até a experiência pós-venda!

A experiência é parte de como fazer um bom atendimento ao cliente  

Antes da pandemia, o Dia dos Namorados era uma ocasião em que as pessoas normalmente saíam de casa para ter um momento a dois.

Entretanto, neste ano, uma pesquisa realizada pelo Google revelou que 63% dos 800 entrevistados mudaram os planos que haviam feito para a data. Dentre esses, cerca de 35% afirmaram que pretendem fazer algo em casa. 

Dessa forma, para vender nesta data é muito importante pensar na experiência de seus clientes desde o primeiro contato até o recebimento do seu produto ou serviço.

Em vista disso, um fator importante que deve ser pensado com cuidado é o seu delivery. Isto é, se atente a todas etapas que envolva essa atividade para garantir a melhor experiência.

Por exemplo, se sua empresa é um restaurante, que tal oferecer combos com bebidas ou sobremesas? Um vinho enviado junto a um prato pode fazer toda a diferença. 

Além, é claro, da embalagem escolhida! Lembre-se, é preciso que o pedido chegue até seu cliente da melhor forma possível.

Enfim, são atitudes simples, mas que fazem toda a diferença para quem está presenteando ou sendo presenteado. 

Tenha planejamento 

Grande parte de como fazer um bom atendimento ao cliente está no planejamento. Pensar em ações com antecedência evita que imprevistos aconteçam.

Comece a trabalhar na divulgação de suas opções para o Dia dos Namorados, assim, se conseguir pedidos feitos com antecedência, será muito mais fácil de se preparar para atendê-los no dia.

Caso haja um volume maior do que o habitual, é importante saber a sua capacidade produtiva e de entrega! Não venda mais do que você pode oferecer – isso compromete seriamente a reputação da sua marca.

Por isso, comece hoje mesmo a planejar o que sua empresa fará de especial para essa data, invista na divulgação e mãos à obra!

Dê atenção ao delivery

Como vimos, pesquisas indicam que uma boa parcela das pessoas fará as comemorações em casa, portanto, há grandes chances de que compras sejam feitas com empresas que ofereçam delivery. 

Em uma data especial como essa, o atendimento oferecido no delivery é um grande diferencial, e erros ou atrasos devem ser evitados ao máximo. 

Sendo assim, é estratégico pensar em uma estrutura de acompanhamento que deixe seus clientes tranquilos com relação à entrega. 

Caso haja atraso ou contratempo, não esqueça de avisar o destinatário! Uma das maiores frustrações é o pedido não chegar no período combinado – ainda mais se tratando de uma data especial!

Dessa forma, atualização de status de compra e acompanhamento dos pedidos são exemplos de ações que impactam positivamente na experiência de compra.

Além disso, com mecanismos como esses, fica mais fácil notificar o cliente caso qualquer imprevisto ocorra. 

Na pesquisa realizada pela Social Miner, 27,50% dos respondentes alegou que prazos de entrega ruins é um dos fatores que os faria desistir de comemorar. 

Portanto, a qualidade da entrega é algo realmente significativo nesta data. 

Com essas dicas, sua empresa com certeza saberá como fazer um bom atendimento ao cliente para o Dia dos Namorados, explorando as vendas ao máximo.

Para continuar aprimorando seu atendimento, temos um material gratuito para você! Confira nosso playbook de atendimento ao cliente aqui.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: