Como fazer um bom atendimento ao cliente? Confira 4 dicas imperdíveis!

Como fazer um bom atendimento ao cliente

Se a primeira impressão é a que fica, saber como fazer um bom atendimento ao cliente é essencial para fidelizar, não acha? 

Já não é segredo que  fazer um bom atendimento é um dos fatores que mais influenciam na decisão de compra de um cliente. 

Ainda assim, nem sempre as empresas sabem como fazer um bom atendimento em todas as etapas da venda. 

Segundo uma pesquisa da American Expressa, 60% dos consumidores já tiveram a intenção de fazer uma compra, mas desistiram por causa do mau atendimento, o que é um dado alarmante.

Para que sua empresa não perca nenhuma venda por problemas no atendimento, preparamos 4 dicas imperdíveis e práticas para que comece ainda hoje. Vamos ver? 

Sua equipe precisa de capacitação para fazer um bom atendimento ao cliente

Fazer um bom atendimento ao cliente não se resume somente a tratá-lo com atenção e respeito. 

Para que o cliente sinta-se bem atendido, é preciso que o atendente passe segurança com relação ao conhecimento que possui sobre a situação, bem como dos processos necessários para solucionar qualquer questão.

Por isso, independente do tamanho da equipe de atendimento ao cliente que sua empresa possui, é preciso que todos sejam capacitados antes de começar a lidar com os clientes. 

Quando falamos em capacitação, falamos sobre todos os aspectos envolvidos na função. 

Por exemplo:

  • Você informa aos novos atendentes quais são os pontos de contato de outros departamentos que é preciso conhecer? 
  • E sobre as ferramentas utilizadas no atendimento, existe um treinamento completo ou os experientes ensinam rapidamente os novos integrantes?
  • Todas as políticas da empresa são passadas para os atendentes? (trocas, prazos, o que pode ou não pode ser personalizado no pedido etc). 

São processos como esses, que podem parecer detalhe, mas são essenciais para passar confiança a quem está à frente do atendimento, impactando positivamente na experiência do cliente. 

Avalie seu atendimento com base em métricas

Segundo o relatório sobre o cenário global de atendimento ao cliente realizado pela Microsoft, 77% dos clientes têm uma visão mais positiva em relação a marcas que pedem e aceitam o feedback do cliente.

É um percentual que não se pode deixar de lado!

Por isso, para entender como fazer um bom atendimento ao cliente é preciso, primeiro, ter parâmetros de como estão seus indicadores atuais. 

Atualmente sua empresa já aplica e analisa os resultados de pesquisas de satisfação pós-venda? Caso ainda não faça, pode ser um bom começo. 

Para começar, basta entender quais são os pontos, em seu negócio, que podem causar insatisfações. 

Por exemplo, empresas de delivery podem ter mais problemas com tempo de espera no atendimento e prazo de entrega. Por isso, esses aspectos devem ser incluídos nas pesquisas de satisfação. 

Caso queira evoluir e conhecer outras métricas que podem te ajudar, sugerimos que confira este artigo com 3 métricas de atendimento que sua empresa precisa conhecer 

Deixar a tecnologia de lado não é mais uma opção para um bom atendimento

Atualmente, lidamos com o chamado consumidor 4.0, que é marcado por características como alto nível de exigência e ampla adaptação do digital. 

Por isso, utilizar a tecnologia a favor da experiência desse perfil de consumidor é grande parte de como fazer um bom atendimento ao cliente. 

Além disso, para o consumidor 4.0, o produto ou serviço prestado não é mais o único foco. A experiência completa proporcionada pela compra também é muito valorizada.

Mesmo que seu negócio seja pequeno, invista na digitalização dos processos de atendimento para personalizar a automatizar ao máximo todos os pontos de contato com os clientes. 

Leia também: Como a MVK melhorou seu atendimento com o Dimi

Atenda bem em todas as etapas

Sabe aquela sensação de só ter sido bem atendido enquanto estavam querendo te vender algo? Pois é! Nenhum consumidor gosta de sentir-se dessa forma.

Por isso, uma dica fundamental é ter processos de atendimento estruturados para clientes em todas as etapas. 

Uma boa opção é separar as frentes entre atendimento de vendas e de suporte, dessa forma, uma parte da equipe fica dedicada somente ao apoio dos que já são clientes. 

Outra oportunidade é investir no trabalho de sucesso do cliente, já ouviu falar? 

Geralmente mais utilizado por empresas de tecnologia, o sucesso do cliente é uma área focada em garantir que sua clientela esteja explorando ao máximo todas as possibilidades de seu produto ou serviço. 

Porém, esse tipo de trabalho não está restrito apenas às empresas de tecnologia, e pode ser aplicado a diversos segmentos. 

Por isso, analise como começar a implementar formas de colher feedbacks de clientes em todas as etapas, para então entender em qual delas sua empresa está deixando algo passar. 

Agora que sua empresa já sabe como fazer um bom atendimento ao cliente, é hora de colocar em prática! 

Para se aprofundar no assunto, temos um conteúdo imperdível para te indicar: Conheça nosso Playbook gratuito de Atendimento ao cliente

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: