Como fazer um bom atendimento ao cliente no seu delivery?

Como fazer um bom atendimento ao cliente delivery

O momento traz muitas oportunidades para quem trabalha com delivery, portanto, saber como fazer um bom atendimento ao cliente é essencial para vender ainda mais.  

Um levantamento feito pela Rede mostrou que o delivery de compras aumentou 59% em abril, em comparação com o período anterior ao isolamento social provocado pelo coronavírus. Com tal aumento, muitas empresas estão se questionando sobre como fazer um bom atendimento ao cliente nesse formato.

Com a quarentena, muitas pessoas que antes não utilizavam serviços de delivery passaram a aderir, até mesmo como uma medida de segurança para evitar sair de casa. 

Porém, esse comportamento pode não ser uma tendência apenas do momento. A expectativa é de que esse seja um hábito mantido mesmo após as medidas de isolamento social. 

Portanto, este é um caminho promissor para as empresas que souberem aproveitar as oportunidades do aumento de demanda no delivery.

Uma vez que o setor está aquecido, é natural que a concorrência também aumente, por isso é preciso saber como fazer um bom atendimento ao cliente como diferencial competitivo.

A seguir preparamos 4 dicas sobre como fazer um bom atendimento ao cliente em seu delivery para que sua empresa se destaque e venda ainda mais. Bora conferir?

Seus funcionários sabem como fazer um bom atendimento ao cliente?

O cliente percebe uma boa experiência de atendimento quando todos os contatos com a empresa são positivos – desde o pedido até a entrega. 

Dessa forma, é impossível falarmos sobre como fazer um bom atendimento ao cliente sem pensar na capacitação da equipe, independente do tamanho de sua empresa. 

Portanto, instrua seus funcionários para que estejam todos comprometidos em realizar a melhor entrega possível e, principalmente, aqueles que estão na “linha de frente” no relacionamento com o cliente. 

O primeiro atendimento é um dos mais importantes, pois a receptividade do atendente pode fazer a diferença na decisão de compra do consumidor. 

Por isso, oriente sua equipe a ser cordial ao iniciar um atendimento, bem como esclarecer todas as dúvidas que o cliente possa ter. 

Além disso, uma boa prática nessa etapa é alertar o consumidor para possíveis promoções ou combos disponíveis no dia, mas, sem insistência, ok? O intuito é informar o cliente sobre as opções, e não tentar induzi-lo a consumir um produto x. 

Outro ponto muito importante é treinar os entregadores e prezar pela segurança dos mesmos para uma entrega de maior qualidade. Principalmente, nesse período em que é preciso garantir que todas as orientações de segurança estejam sendo seguidas. 

Utilize canais eficazes para um bom atendimento ao cliente

Quem nunca desistiu de um pedido ao ligar inúmeras vezes para um restaurante e só dar ocupado? Ou depois de enviar uma mensagem e ficar sem resposta por 30 minutos?

Pois é, situações como essas comprometem a experiência do cliente, pois a expectativa de quem compra por delivery é a de ser atendido o mais rápido possível. 

Por conta disso, ter canais eficazes é um dos fatores mais importantes quando o assunto é realizar um atendimento de excelência.

Uma boa forma de avaliar esse aspecto é fazer a experiência de cliente oculto, realizando um pedido como se fosse um comprador comum, sem que sua equipe saiba. 

Dessa forma, é possível avaliar a rapidez do atendimento, se houve alguma dúvida, a receptividade do atendente etc., e prever possíveis dificuldades que seu público possa ter.

Além disso, também é interessante não depender de um único canal para recepcionar os pedidos, pois qualquer imprevisto pode paralisar as vendas de seu delivery. 

Faça gestão dos relacionamentos

Segundo o relatório da Microsoft sobre o cenário global de atendimento ao cliente, 72% dos entrevistados esperam que os atendentes conheçam seu histórico de compras e contatos anteriores. 

Portanto, oferecer um atendimento personalizado em seu delivery é um grande diferencial. 

Mas, para isso, é preciso fazer uma boa gestão da sua clientela e conhecer o histórico de consumo de cada um. 

Uma boa pedida é fazer o cadastro de seus clientes assim que entrarem em contato pela primeira vez, dessa forma, os dados ficam salvos para futuras interações- principalmente se forem realizadas pelo WhatsApp

Ademais, mantenha sua base de clientes sempre atualizada e tenha registrado o histórico de pedidos e ticket médio de cada grupo. 

Dessa maneira, é possível criar promoções direcionadas aos diversos perfis de compradores.

Mensure o nível de satisfação pós-venda e saiba lidar com as críticas 

Não existe melhor forma de avaliar a satisfação de um cliente do que perguntando diretamente a ele. 

Por isso, investir em pesquisas de satisfação pós-venda é muito importante para o delivery.

Até porque, as avaliações feitas em apps ou redes sociais podem influenciar na decisão de compra de outros consumidores – de forma positiva ou negativa.

Peça constantemente a avaliação nas redes que sua empresa utiliza, e também avalie como evoluir nos pontos criticados pelos clientes. 

Ah! Não se esqueça que saber lidar com as críticas também é fundamental para fazer um bom atendimento ao cliente, hein? 

Caso sua empresa receba alguma avaliação negativa que, em seu ponto de vista, possa ter sido injusta, busque primeiro compreender o porquê, ao invés de rebater de maneira grosseira. 

Lembre-se que as críticas podem ser um conteúdo poderoso sobre o que precisa ser evoluído em seu negócio 😉 

Com essas dicas sobre como fazer um bom atendimento ao cliente em seu delivery, com certeza os resultados serão melhores! 

Se sua empresa já está pronta para começar a pôr em prática, temos um conteúdo para te ajudar a dar o primeiro passo: 6 vantagens para automatizar o atendimento do seu delivery.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: