5 benefícios de automatizar o atendimento via WhatsApp da sua loja

automacao do atendimento via whatsapp

Presente em 98% dos celulares brasileiros, o aplicativo passou a ser uma das principais ferramentas para os negócios que querem se digitalizar. Sua loja sabe como automatizar o atendimento via WhatsApp? 

Muitos comércios já sentiram a necessidade de oferecer atendimento via WhatsApp para vender mais, tendo em vista que ele é hoje o aplicativo mais popular do mundo, somando mais de 2 bilhões de usuários. 

Entretanto, atender clientes via WhatsApp não é o mesmo que conversar com sua rede de contatos pelo aplicativo. 

Assim como em qualquer outra rede social, para conquistar mais vendas com atendimento via WhatsApp é preciso ter estratégia, por mais simples que pareça a interação. 

Por isso, listamos 5 benefícios de automatizar o atendimento via WhatsApp de sua loja para te ajudar com ideias para inovar na próxima data do comércio, o Dia do Comerciante que se aproxima.

Quer conhecer quais são? Continue a leitura! 

Personalização

A forma como o consumidor se relaciona com as empresas não é mais a mesma. 

Como já falamos algumas vezes aqui no blog, para o chamado consumidor 4.0 não basta vender um produto ou serviço de qualidade, é preciso envolvê-lo em uma experiência de atendimento e relacionamento.

Por conta disso, a personalização é um dos fatores fundamentais para humanizar o relacionamento e fazer com que o cliente se sinta mais próximo e acolhido pela empresa. 

No atendimento via WhatsApp, isso pode ser facilmente alcançado utilizando ferramentas de atendimento digital que permitam automatizar as interações. 

“Mas, estamos falando em automatização e humanização ao mesmo tempo?”

A resposta é que sim! 🙂 

Você já passou pela experiência de interagir com um bot  — que te cumprimenta, chama pelo nome, pergunta como está, etc.  —  e ficar na dúvida se o atendimento era automático ou se realmente estava conversando com uma pessoa? Pois é! 

Atualmente, não é mais novidade a utilização de chatbots para a interação com o cliente no atendimento. E a inteligência proporcionada por essa tecnologia para as interações só aproxima o relacionamento, ao contrário do que muitos imaginam. 

Por isso, mesmo que sua empresa seja pequena, saiba que a automatização pode ser uma saída simples e totalmente ao alcance para personalizar o atendimento, sem onerar o trabalho de sua equipe. 

Atendimento via WhatsApp 24/7

Com os usuários cada vez mais conectados, ter um atendimento disponível 24 horas pode ser um grande diferencial na jornada de compra do cliente, principalmente tratando do atendimento via WhatsApp. 

Entretanto, sabemos que isso é praticamente impossível com um atendimento 100% humano.

Por isso, automatizar o atendimento é uma ótima saída, principalmente para empreendimentos digitais. 

Isso porque, com o atendimento automatizado é possível apoiar o cliente em sua jornada em qualquer momento do dia, todos os dias da semana. 

Com trilhas de autoatendimento previamente configuradas, fica simples responder dúvidas sobre preços, características de produto, formas de pagamento, etc a qualquer momento.

Integração de todos os canais de atendimento 

Neste artigo estamos falando especialmente sobre atendimento via Whatsapp, mas, você já passou pela situação de atender um cliente em um canal, e depois precisar recuperar todo esse histórico para atendê-lo novamente em outro meio? 

Essa situação é algo muito comum nas frentes de atendimento, porém, pode ocasionar grandes perdas de produtividade e qualidade.

Automatizando o atendimento via WhatsApp com uma plataforma de atendimento é possível centralizar o histórico de interações dos clientes em uma única base. 

Com isso, caso o consumidor solicite atendimento pelo Facebook Messenger, por exemplo, mas já tenha tido contato prévio pelo WhatsApp, você ou sua equipe não precisarão resgatar a conversa, ou ainda questionar o cliente novamente sobre todas as informações necessárias. 

Esse conceito é o que chamamos de atendimento omnichannel, uma tendência de atendimento muito forte para empresas de qualquer segmento. 

Inclusive, para saber mais, confira este artigo em que explicamos melhor sobre esse tema: Está precisando organizar o atendimento ao cliente em diversos canais? Entenda como! 

Otimização da jornada de compra 

A jornada de compra online é diferente da experiência em lojas físicas. 

Na maioria das vezes, a compra realizada pela internet envolve mais pesquisa, e o consumidor também pode levar mais tempo para tomar a decisão de adquirir determinado produto ou serviço. 

Nesse contexto, é muito comum ter dúvidas nesse processo em que não contamos com o auxílio de um vendedor presencialmente. 

Por conta disso as empresas adotam o atendimento automatizado em seus canais de vendas. Dessa forma é possível auxiliar o cliente em sua compra com rapidez. 

A rapidez nas respostas, inclusive, é outro fator crucial na jornada de compra de quem está comprando online, principalmente no atendimento via WhatsApp. 

Como já falamos inúmeras vezes por aqui, o WhatsApp é um canal utilizado para comunicações rápidas e está ao alcance da maioria das pessoas na maior parte de seus dias. 

Por isso, a expectativa de quem utiliza esse canal é receber atendimento o mais rápido possível.  Aliás, vamos falar melhor sobre isso no próximo tópico? 

Eficácia no atendimento via WhatsApp 

Prestar atendimento via WhatsApp, no caso do uso comercial, não é o mesmo que se comunicar com sua rede de contatos pessoal. 

Apesar de ser a ferramenta mais popular do mundo, o WhatsApp ainda é visto como um canal pessoal, e muitas pessoas se incomodam quando o contato com empresas não é eficaz e objetivo. 

Por isso, com o atendimento automatizado sua empresa também proporciona maior segurança para os clientes quanto a essa questão, até porque, para interagir com o usuário é necessário, primeiro, seu opt-in. 

Pronto para automatizar o atendimento via WhatsApp de sua loja?

Se você ainda tem dúvidas sobre como a tecnologia pode trazer resultados positivos em seu atendimento, vamos falar sobre um exemplo real.

A Lu, assistente virtual do Magazine Luiza, foi criada em 2003 com o intuito de humanizar a experiência do cliente no e-commerce.

Hoje, a personagem é considerada influencer digital da marca, e seu investimento levou o Magazine Luiza a ser a primeira varejista do mundo a ter mais de 1 milhão de seguidores no YouTube. Juntos, (a personagem e a marca) têm mais cerca de 14,4 milhões de seguidores somando Facebook, Instagram e YouTube.

Este é um ótimo exemplo de como a automatização do atendimento pode até mesmo agregar valor à percepção que os consumidores possuem de sua marca.

Afinal, o que impede que sua loja crie um storytelling em torno de sua ferramenta de atendimento?

Por isso, fique de olho nessas tendências e aproveite datas importantes para o comércio, como o Dia do Comerciante (16/07) que se aproxima para apresentar inovações aos seus clientes.

Quer saber mais sobre como levar seu atendimento via WhatsApp a outro nível? Faça download gratuito deste ebook que preparamos sobre WhatsApp para pequenas empresas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: