5 vantagens em usar o Facebook Messenger para atendimento ao cliente

facebook messenger para atendimento ao cliente

São diversas as vantagens na adoção do Facebook Messenger para atendimento ao cliente. Como a 5ª rede social mais utilizada por brasileiros, esse canal vem se tornando uma ótima aposta para garantir um bom relacionamento e vender mais.

Não é novidade que o Facebook é uma das redes sociais mais populares do mundo, mas, você já pensou em como explorar as vantagens que o Facebook Messenger pode oferecer para o atendimento ao cliente da sua empresa?

Com mais de 1 bilhão de usuários ativos, este canal possui vantagens que sua empresa deve aproveitar para elevar o nível dos processos de atendimento ao cliente. 

Vantagens em usar o Facebook Messenger para atendimento ao cliente

São diversos os motivos que levam uma empresa a adotar esse canal social para se comunicar com seus públicos e até vender seus produtos e serviços.

Entre os principais estão a popularidade, a proximidade e a facilidade de usar essa ferramenta.

Desta maneira, para que você se convença de que o Facebook Messenger pode ser uma grande ferramenta para sua estratégia, listamos 5 vantagens para você conhecer.

1- Popularidade e o grande número de usuários 

Como já te contamos no início, o Facebook Messenger está entre as redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros –  ficando, inclusive, na frente de gigantes como LinkedIn e Skype. 

Portanto, a primeira grande vantagem em utilizar este canal para atendimento ao cliente está justamente no fato de ser uma rede social com uma grande quantidade de usuários, consequentemente, que pode abranger maior parte de seu público

E se você acha que, para sua empresa, não é tão importante marcar presença em redes amplamente utilizadas, talvez esteja enganado! 

Segundo uma pesquisa encomendada pelo próprio Facebook, um dado nos chama atenção nesse sentido: 

“Entre as pessoas pesquisadas que enviam mensagens para as empresas, a maioria disse que enviar mensagens para uma empresa ajuda a ter confiança sobre a marca”.  – entre os brasileiros, esse número chegou a 76%. 

2- Facilidade na interação e no atendimento ao cliente 

E já que falamos sobre quantidade de usuários, a próxima vantagem está muito interligada com a popularidade do Facebook Messenger: a facilidade na interação. 

Justamente por ser um aplicativo muito popular, são muito maiores as chances de que seu público já possua essa ferramenta em seus dispositivos e, mais do que isso, que também esteja habituado a utilizá-la. 

Para o atendimento ao cliente esse é um fator importante, pois significa que seus usuários não precisarão aprender a utilizar seu canal de atendimento.

Além disso, como a maioria das empresas produz conteúdo para o Facebook, é muito mais fácil que alguém interessado entre em contato pelo canal que já está ali, dentro da ferramenta. 

Portanto, independente se estamos falando de vendas ou de suporte, é muito importante interagir através da ferramenta que já está presente na maioria dos dispositivos de seus usuários. 

Sem contar que, para as empresas, também existe a vantagem de que este é um canal que não demanda nenhum desenvolvimento. Está ali, prontinho: é só ter uma conta no Facebook e começar a usar 🙂

3- Funcionalidades disponíveis para sua empresa 

Como acabamos de comentar, além de ser uma ferramenta pronta e que pode ser utilizada tanto para atrair novos clientes, como também um canal de suporte, o Facebook Messenger possui funcionalidades que ajudam a profissionalizar esse uso. 

Na versão para empresas é possível configurar respostas automáticas e mensagens de boas-vindas, por exemplo. 

Também é permitido separar o chat em pastas. Dessa forma, você consegue organizar as conversas de acordo com o interesse de cada grupo de clientes. 

Além disso, a ferramenta permite o compartilhamento de mensagens e outros formatos além de texto (áudios, arquivos, gifs, figurinhas e até localização em tempo real), o que pode te ajudar a humanizar o relacionamento com os clientes. 

4- Compatibilidade com ferramentas de atendimento digital 

Já falamos sobre o recurso de mensagens automáticas do Facebook Messenger por aqui. 

Mais do que isso, outra grande vantagem de utilizar essa ferramenta é o fato de possuir integração com ferramentas de atendimento digital que possibilitam o uso de chatbots. 

Com isso, além das interações automáticas mais simples que a própria plataforma já permite, sua empresa pode estruturar um verdadeiro processo de atendimento digital. 

Configurando trilhas de atendimento, seu cliente pode obter sozinho a maior parte das informações que deseja, e ter uma boa experiência mesmo sem o contato humano. 

Aliás, assim como no WhatsApp, no Facebook Messenger o tempo de resposta é um dos fatores avaliados pelos usuários.

Quanto mais rápida for a interação com sua empresa, maiores as chances de satisfação. 

Por isso, para empresas que não podem dedicar pessoas da equipe para o atendimento em canais como o Facebook Messenger, as soluções de chatbot são ideais para manter o nível de qualidade do atendimento. 

5- Atendimento ao cliente integrado aos demais canais? Sim!

Como falamos sobre utilizar ferramentas de atendimento digital no Facebook Messenger, é importante citar a possibilidade de integração com demais canais que essas ferramentas possibilitam. 

Vamos te explicar melhor! 

As ferramentas de atendimento digital mais completas possibilitam a centralização de todos os atendimentos em uma única plataforma. 

Por exemplo:

Imagine se você atendesse um chamado de cliente pelo Facebook Messenger, mas, posteriormente, o mesmo cliente entrasse em contato pelo WhatsApp. Com as ferramentas integradas, isso não seria um problema, pois todo o histórico estaria reunido na mesma base de dados. 

Não precisamos nem dizer o quanto isso contribui para a produtividade da área de atendimento, né? 

Por isso, ao utilizar o Facebook Messenger dessa maneira, a rede social passa a realmente ser parte de seus canais de atendimento! 

+Dica bônus 

O Facebook é uma plataforma com algoritmos bem complexos. Caso não saiba, de forma bem resumida, o algoritmo é a maneira como a ferramenta interpreta o comportamento dos usuários. 

Com isso, sabemos que o Facebook possui uma poderosa base de dados sobre seus usuários e como se comportam na plataforma. 

Portanto, ao interagir com clientes pelo Facebook ou Facebook Messenger, sua empresa com certeza estará ganhando uma rica base de dados sobre seu público. 

Além do mais, é possível até mesmo veicular anúncios para usuários do Messenger, sabia? 

Sendo assim, sua empresa com certeza tem boas vantagens em mãos para elevar o nível do atendimento ao cliente utilizando o Facebook Messenger.

Caso queira saber mais, temos uma ótima dica: baixe gratuitamente o Playbook de atendimento ao cliente que fizemos para empresas como a sua!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: