Dia dos Pais: 5 dicas para vender com atendimento pelo WhatsApp

atendimento por whatsApp

Neste ano as datas comemorativas têm exigido criatividade dos empreendedores, e não será diferente com o Dia dos Pais 2020. Já pensou em como explorar o atendimento pelo WhatsApp para vender mais?

As datas comemorativas como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados de 2020 já nos mostraram que existe potencial de venda para os empreendedores que souberem explorar novas alternativas além da venda presencial. O atendimento pelo WhatsApp com certeza é uma dessas possibilidades. 

Mesmo que algumas regiões do país já estejam em movimentos de flexibilização, seu negócio precisa estar preparado para proporcionar a melhor experiência possível no meio digital, pois é nele que se concentra o maior potencial de vendas agora.

Mas, não se preocupe! Não é preciso realizar grandes investimentos para começar a se destacar nas vendas online. 

Existe uma ferramenta com grande potencial de geração de negócio que está ao alcance da grande maioria da população brasileira: o WhatsApp. Sim, isso mesmo! 

Por isso, para te ajudar com estratégias para o próximo Dia dos Pais, separamos 5 dicas incríveis sobre vender com atendimento pelo WhatsApp. 

Confira a seguir! 

1- Saiba analisar as tendências de consumo 

Analisar tendências é uma boa prática em qualquer negócio, mas, tratando de vender online em um período de mudanças profundas como o que vivemos, isso se torna indispensável. 

Por isso, antes mesmo de falarmos diretamente sobre as estratégias de atendimento pelo WhatsApp, vamos falar um pouco sobre pesquisa. 

Utilizar o Google Trends pode ser uma ótima escolha para verificar o que os usuários mais próximos de sua região estão buscando como opção de presente. 

Por exemplo, recentemente houve um aumento inesperado nas buscas por kit dia dos pais” e “cesta dia dos pais”, e isso reflete muito a maneira como as pessoas têm consumido nesse momento em que estão a maior parte do tempo em casa. 

Será que seu produto não poderia ser vendido em um kit com outros itens relacionados, proporcionando uma ótima experiência ao pai presenteado? É uma estratégia a se pensar…

Além disso, itens voltados ao bem-estar também podem ser uma ótima pedida como parte de um kit de Dia dos Pais.   

Portanto, como primeira estratégia de venda para o Dia dos Pais 2020, pense em como seu produto poderia se relacionar com a narrativa do momento em que estamos vivendo e, então, utilize isso como um argumento de vendas.

Aliás, falando em vender, que tal falarmos sobre a divulgação de produtos?

2 – Explore a divulgação de seus produtos

Hoje em dia existe uma série de ferramentas que facilitam a divulgação de produtos e serviços online de forma orgânica (sem investimento de dinheiro). 

Por isso, é essencial que sua empresa saiba como utilizar todas essas funcionalidades a favor da divulgação de produtos.

Seja pelo feed, stories ou ainda no recém-lançado recurso reels, o Instagram é uma poderosa ferramenta para divulgar tudo o que sua empresa possui como opção de presente para o Dia dos Pais. 

Ah! Uma dica importante: não deixe para divulgar de última hora. Comece agora mesmo a fazer boas fotos e/ou vídeos que possam ser utilizados como material para as postagens de sua empresa.

E não se esqueça de marcar todas as postagens com as ‘hashtags’ de Dia dos Pais, ein? Só ‘hashtag’ #diadospais2020 já possui mais de 27 000 publicações.

Além disso, insira todas as informações de produto no texto da postagem e sempre deixe o número do WhatsApp de sua empresa para contato, deixando claro que o WhatsApp é o canal de vendas. 

Dessa forma, além de criar o interesse no cliente através de postagens atrativas, sua empresa também direciona todos os interessados para o atendimento pelo WhatsApp. 

3- Movimente sua base de clientes fiéis

Estratégias para prospectar novos clientes são sempre bem-vindas, mas, é preciso também pensar nos clientes que já consomem seus produtos. 

Afinal, é muito mais fácil vender para quem já te conhece, não é? 

Por isso, além de investir em estratégias para atração de novos clientes, invista também em ações que movimentem o relacionamento com sua base de clientes atual. 

Por exemplo, que tal criar uma lista de transmissão para divulgar as melhores opções que sua empresa possui para presente de Dia dos Pais? 

Pela lista de transmissão, você poderia enviar as novidades aos clientes sempre antes de serem divulgadas no Instagram, como uma forma de exclusividade. 

Assim, também é possível criar um certo senso de urgência pela compra, pois os consumidores gostam da sensação de ter acesso a algo que as demais pessoas não tiveram ainda. 

Outra ótima pedida é utilizar o recurso de “status”, que é como se fosse o stories, mas no WhatsApp. 

Sempre que possível, divulgue pequenos vídeos ou fotos de seus produtos, assim, os clientes que possuírem seu contato salvo podem entrar em contato com sua empresa apenas respondendo ao status. 

4- Faça um atendimento pelo WhatsApp de boa qualidade 

Temos conteúdos exclusivos sobre como fazer um bom atendimento ao cliente, mas também não podemos de citar esse item por aqui. 

Principalmente quando falamos no atendimento pelo WhatsApp voltado para vendas, sua empresa deve estar minimamente preparada para atender a todos os clientes com qualidade e agilidade. Sim, a agilidade também é um fator muito importante! 

Como o Dia dos Pais é uma data em que as pessoas estão fazendo compras que são em sua grande parte para presentar, a preocupação com a qualidade é muito importante.

Um pequeno atraso na resposta pode levar o cliente a questionar o prazo de entrega de sua loja, e aí uma venda pode se perder. 

Por isso, comece desde já a estruturar um processo de atendimento pelo WhatsApp para que não seja pego de surpresa em um momento de pico. Salvar uma lista de respostas padrão para as dúvidas mais comuns, por exemplo, já pode te ajudar bastante.

Inclusive, esse pode ser o momento ideal para pensar em automatizar o atendimento pelo WhatsApp em seu negócio. Indicamos a leitura deste conteúdo para entender: 5 benefícios de automatizar o atendimento via WhatsApp de sua loja. 

5- Estruture uma boa logística 

Se os consumidores estão mais propensos a comprar online, é muito provável que também estejam em busca de compras que sejam entregues no conforto de seus lares, certo? 

Portanto, um item muito importante para as empresas que querem fidelizar clientes no atendimento pelo WhatsApp é ter uma boa logística de acompanhamento e entrega dos pedidos. 

Inclusive, utilizando ferramentas de atendimento digital sua empresa pode fornecer o acompanhamento de pedidos pelo WhatsApp, configurando o envio de mensagens automáticas a cada etapa. 

Pronto para vender no Dia dos Pais com atendimento pelo WhatsApp?

Com essas dicas, dá tempo de começar agora mesmo a planejar as estratégias de seu negócio, ein?

E se você gostou e quer aprender ainda mais sobre atendimento pelo WhatsApp, indicamos muito a leitura de nosso Mini Guia de WhatsApp para pequenas empresas.

Mãos à obra para vender no Dia dos Pais! 👊🏻

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: